SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Sudan: between the promise of peace in the south and the uncertainty of war in Darfur author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

VENTURA, Deisy  and  MIOLA, Iagê Zendron. Os efeitos da transnacionalização sobre a governança regional: o caso da conflituosa implantação da indústria de celulose no cone sul da América. Contexto int. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 391-427. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292009000300001.

O presente artigo pretende cotejar os efeitos da implantação da indústria de celulose no Cone Sul da América a partir dos casos envolvendo, de um lado, Argentina e Uruguai e, de outro, o Brasil, no que diz respeito à permeabilidade entre marcos regulatórios, à justaposição de âmbitos de solução de conflitos e ao papel dos movimentos sociais. A partir da análise dos referidos processos, são apontados os impactos da globalização econômica em termos de flexibilização e desregulamentação da legislação nacional, limitação dos instrumentos regulatórios regionais, inadequação das instituições político-jurídicas para a resolução dos conflitos e ineficácia da sociedade civil perante estes. Sustenta-se, nesta base, a necessidade de internacionalização dos movimentos sociais no sentido de fazer face à permeabilidade entre pulsões regulatórias transnacionais orientadas por e para o mercado.

Keywords : Transnacionalização; Governança; Cone Sul; Movimentos Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese