SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Bilateral trade agreements as Chile's strategy for regional and international insertion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

STEINER, Andrea Q  and  MEDEIROS, Marcelo de Almeida. Como saber se as convenções internacionais de meio ambiente realmente funcionam? abordagens teórico-metodológicas sobre a eficácia dos regimes ambientais. Contexto int. [online]. 2010, vol.32, n.2, pp. 695-727. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292010000200012.

As últimas décadas foram marcadas pela grande quantidade de problemas ambientais transfronteiriços e pelo consequente aumento no número de regimes internacionais relacionados. Entretanto, a criação de um regime por si só não garante sua implementação, tampouco a obtenção plena de seus objetivos ou, menos ainda, a resolução do problema. Este fato vem estimulando um debate interessante na academia: os regimes internacionais são realmente eficazes para tratar de questões de meio ambiente? O presente artigo discute os principais métodos de análise da eficácia dos regimes de meio ambiente. Para tanto, delineia questões conceituais gerais sobre a eficácia dos regimes, discute os questionamentos e necessidades metodológicas no caso específico das políticas ambientais internacionais, analisa as principais abordagens utilizadas e apresenta seus achados mais importantes, focando nos fatores que contribuem para a eficácia.

Keywords : Eficácia dos Regimes Internacionais; Acordos de Meio Ambiente; Abordagens Metodológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese