SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Bilateral trade agreements as Chile's strategy for regional and international insertion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

STEINER, Andrea Q  and  MEDEIROS, Marcelo de Almeida. Como saber se as convenções internacionais de meio ambiente realmente funcionam? abordagens teórico-metodológicas sobre a eficácia dos regimes ambientais. Contexto int. [online]. 2010, vol.32, n.2, pp. 695-727. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292010000200012.

As últimas décadas foram marcadas pela grande quantidade de problemas ambientais transfronteiriços e pelo consequente aumento no número de regimes internacionais relacionados. Entretanto, a criação de um regime por si só não garante sua implementação, tampouco a obtenção plena de seus objetivos ou, menos ainda, a resolução do problema. Este fato vem estimulando um debate interessante na academia: os regimes internacionais são realmente eficazes para tratar de questões de meio ambiente? O presente artigo discute os principais métodos de análise da eficácia dos regimes de meio ambiente. Para tanto, delineia questões conceituais gerais sobre a eficácia dos regimes, discute os questionamentos e necessidades metodológicas no caso específico das políticas ambientais internacionais, analisa as principais abordagens utilizadas e apresenta seus achados mais importantes, focando nos fatores que contribuem para a eficácia.

Keywords : Eficácia dos Regimes Internacionais; Acordos de Meio Ambiente; Abordagens Metodológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)