SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Who is a migrant? EU law and the categorization of people in the European UnionIntroduction to the study of international migration in the Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

REIS, Rossana Rocha. A política do Brasil para as migrações internacionais. Contexto int. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp. 47-69. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292011000100003.

O objetivo deste artigo é analisar a maneira como o Estado brasileiro vem se posicionando em relação às migrações internacionais, e seu comportamento em relação aos fluxos migratórios contemporâneos que envolvem o país. Ao longo dos últimos vinte anos, o Brasil adotou uma série de novas políticas voltadas ao atendimento dos brasileiros no exterior, à gestão dos movimentos transfronteiriços e aos imigrantes no Brasil, políticas estas que respondem não somente ao ativismo dos migrantes e seus aliados, mas também à estratégia da política externa brasileira, sobretudo ao longo do governo Lula. Nos últimos anos, as migrações internacionais despontam como um tema estratégico para as relações internacionais no século XXI, e o Estado brasileiro tem explorado a questão como uma plataforma para criticar determinados países e demandar mudanças na ordem internacional.

Keywords : Política de Migração; Migrações Internacionais; Política Externa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese