SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Brazilian policy for international migrationsChallenging the limits of European Union citizenship: roma struggles over (im)mobility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

ARAGON, Luis E. Introdução ao estudo da migração internacional na Amazônia. Contexto int. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp. 71-102. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292011000100004.

Apesar da importância que a migração internacional alcançou na mídia e na academia no mundo inteiro, existem somente uns poucos estudos esparsos sobre a migração internacional na Amazônia. Como se apresenta o processo de migração internacional na Amazônia e qual é a sua importância nos destinos da região? Este artigo busca se aproximar da resposta a essa pergunta. O texto sintetiza resultados de investigações recentes realizadas pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, População e Desenvolvimento da Amazônia (MAPAZ), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Primeiramente, destaca-se a dificuldade de se definir a Amazônia; posteriormente, são apresentadas algumas considerações sobre a migração internacional em nível da Grande Região, agregando os migrantes acumulados nas respectivas Amazônias nacionais, conforme os censos de população de cada país; e, finalmente, trata-se essa problemática no caso da Amazônia brasileira, destacando os países de nascimento e a distribuição espacial dos migrantes na Amazônia Legal. Na Amazônia, os padrões e as tendências discutidas aqui se tornarão mais dinâmicos e complexos em função do andamento de políticas de desenvolvimento na busca da integração regional e econômica.

Keywords : Migração Internacional; Grande Amazônia; Países Amazônicos; Amazônia Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese