SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1A visão do Paraguai no BrasilActs of European citizenship: a political sociology of mobility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

SILVA, Sidney Antônio da. Migração internacional recente no amazonas: o caso dos Hispano-americanos. Contexto int. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp. 155-177. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292011000100007.

A imigração para o Amazonas continua sendo um campo aberto à pesquisa antropológica, seja aquela de cunho histórico, ainda pouco pesquisada, seja a mais recente, sobretudo a oriunda de países fronteiriços da Região Amazônica. Entretanto, o grande desafio que se coloca aos estudiosos dessa temática é superar a referência teórica que norteou as análises que tiveram como marco explicativo os ciclos econômicos, entre eles o da borracha. No caso da imigração recente para o Amazonas, a tentação é relacioná-la também com o ciclo de desenvolvimento econômico propiciado pela criação da Zona Franca de Manaus em 1967, fator que poderia por si só explicar a presença de novos imigrantes, entre eles os hispano-americanos. Compreender a lógica e as especificidades dessa presença é o que pretendemos discutir neste artigo, que se insere em uma preocupação de pensar a imigração no Amazonas não apenas como um fenômeno demográfico e econômico, mas sobretudo como um processo social de mão dupla, ou seja, que afeta tanto a sociedade de origem quanto a de acolhida, em suas dimensões sociais e culturais, nas relações de gênero e nos processos identitários.

Keywords : Imigração; Amazonas; Gênero; Identidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese