SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Acts of European citizenship: a political sociology of mobilityWhat's behind the voting rights of international migrants? Theory, history and claimant citizenship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

DOTY, Roxanne Lynn. Resistência depois da morte: restituindo humanidade ao Homo Sacer. Contexto int. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp. 209-230. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292011000100009.

Este artigo examina práticas de testemunhar e testemunho que surgiram como resposta às contínuas mortes de migrantes nos desertos do sudoeste dos Estados Unidos. Eu sugiro que estas práticas podem ser consideradas uma forma de resistência, na medida em que restituem a humanidade àqueles que morreram e, ao fazê-lo, reconhecem que nosso mundo de fronteiras contemporâneo abriga os espíritos daqueles que viajaram pelas perigosas trilhas criadas por fronteiras visíveis e invisíveis. A esperança por políticas mais humanas depende de tal tipo de reconhecimento; e mantê-los vivos na memória pública é fundamental para promover mudança. Este artigo também argumenta por uma ampla conceituação do que significa testemunhar e dar testemunho. As práticas examinadas variam desde contar estórias de migrantes, a prestar ajuda humanitária, e práticas para identificar os restos de migrantes que morreram e, assim, restituir suas identidades.

Keywords : Testemunha; Testemunho; Resistência; Migrantes; Mortes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese