Acessibilidade / Reportar erro

O Cosmopolitismo Kantiano: Universalizando o Iluminismo* * O projeto que deu origem a este artigo conta com financiamento da FAPERJ (Edital FAPERJ nº 14/2013 – Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades 2013).

The Kantian Cosmopolitanism: Universalizing the Enlightenment

Desde o fim da Guerra Fria, as teorias liberais das Relações Internacionais e os discursos das Nações Unidas vêm evocando a autoridade de Immanuel Kant e o seu famoso tratado A paz perpétua para avançar a ideia acerca da conexão entre a paz e as democracias liberais. O artigo visa oferecer uma leitura alternativa de Kant, vis-à-vis a literatura mainstream das Relações Internacionais, chamando a atenção para os limites e ambiguidades do suposto cosmopolitismo kantiano ao resgatar os rastros racistas e excludentes da sua filosofia.

Kant; Iluminismo; Cosmopolitismo; Eurocentrismo; Racismo


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 , 22453-900 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3527-2284, Fax: (55 21) 3527-1560 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cintjournal@puc-rio.br