SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Evaluation of the cyclophosphamide effects in descended and undescended testis of young rats with unilateral cryptorchidism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650

Abstract

NIGRO, Amaury José Teixeira; NOVO, Neil Ferreira  and  JULIANO, Yara. Estudo comparativo, em cães, entre a anastomose esôfago-esofágica cervical em dois planos de sutura e a em um plano único extramucoso. Acta Cir. Bras. [online]. 1997, vol.12, n.1, pp. 35-46. ISSN 0102-8650.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86501997000100006.

O objetivo é comparar a eficácia entre as anastomoses esôfago-esofágicas cervicais em dois planos de sutura com as feitas em um plano único extramucoso. Utilizou-se 60 cães, sadios, sem raça definida, de ambos os sexos, com peso médio de 15 kg. Foram separados em dois grupos iguais: no GRUPO I será feita a anastomose em dois planos de sutura e, no GRUPO II, a em um plano único extramucoso. Cada grupo foi subdividido em 3 subgrupos iguais, e para cada um deles foi estabelecido um determinado período de observação pós-operatório (PO) de 7, 14 e 30 dias, respectivamente. As suturas foram feitas sempre com fio de polipropileno 4 zeros. Avaliou-se a incidência de complicações pós-operatórias imediatas e tardias e às características histológicas da cicatrização de cada tipo de anastomose. A análise estatística dos dados coletados permitiu verificar que na anastomose esôfago-esofágica cervical executada em um plano único extramucoso a porcentagem de fistulas (13,6%), e de estenoses (30%) ao nível da zona de sutura foi significantemente menor do que a observada na sutura realizada em dois planos de sutura em que as porcentagens foram de (26,7%) e (63,4%), respectivamente. A cicatrização das estruturas da parede esofágica ao nível da anastomose também foi significantemente melhor na anastomose em plano único extramucoso do que na em dois planos de sutura. Os resultados observados permitiram concluir que a anastomose em plano único extramucoso é mais eficaz do que a executada em dois planos de sutura.

Keywords : Anastomoses digestivas; Suturas; Esôfago; Cães.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese