SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.2Role of MIB-1 on the prognosis of adrenocortical carcinomas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirúrgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

BOSCOLLO, Adriana CP et al. Ação do estrôgeno na uretra de meninas. Acta Cir. Bras. [online]. 2000, vol.15, suppl.2, pp.85-88. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502000000600027.

As infecções recorrentes do trato urinário inferior (ITU) em meninas apresentam um grande número de causas etiológicas. Entretanto tem situações em que não se consegue detectar uma causa. Uma dessas seria o nível de estrógeno baixo. Assim foi objetivo do presente trabalho verificar a ação do estrógeno conjugado tópico em 12 crianças com ITUs de repetição. Dessas 12 meninas 10 tinham a urografia excretora e a uretrocistografia miccional normais e 2 apresentavam refluxo vésico-ureteral e uma delas pielonefrite crônica com disfunção vésico-uretral. O estrógeno tópico foi usado na vulva durante 30 dias, tendo sido medidos os níveis plasmáticos pré e pós-tratamento. Os exames de urina cultura e sedimento urinário também foram solicitados pré e pós-tratamento. Todas as crianças com ITU foram tratadas com antimicrobianos antes do uso do estrógeno conjugado. As crianças foram seguidas por um período de até 4 anos com culturas de urina semanais por 3 meses e depois mensais. Resultados: Onze das 12 meninas ficaram livres de infecções e tiveram suas culturas de urina negativas. Uma persistiu com bacteriúria assintomática por todo o período de seguimento. Nenhuma delas necessitou de antimicrobiano profilático. Ocorreu aumento do calibre anatômico da uretra após o tratamento e a avaliação estatística pelo teste t mostrou nível de significância com p< 0,001 Conclusões: Esses achados sugerem que o estrógeno conjugado de uso tópico pode agir de forma a aumentar a resistência uretral às bactérias, como também promover o aumento do calibre uretral e melhorar a dinâmica miccional Esses resultados necessitam de confirmação através de estudos com número maior de crianças.

Keywords : Meninas; calibre uretral; infecções urinárias; estrógeno.

        · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License