SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Anesthesia model in rabbits for thoracic surgeryRifamycin and peritoneal adhesions induction, in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

NORONHA, Lúcia de et al. Estudo comparativo das extensões das lesões causadas por duas e quatro passadas de laser Erbium em ratos Wistar com 0% de sobreposição dos spots. Acta Cir. Bras. [online]. 2001, vol.16, n.2, pp. 97-102. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502001000200007.

Lasers de CO2 tem sido apresentados com a finalidade de rejuvenecer a face através do resurfacing. Embora cada sistema de laser tenha o mesmo princípio básico, há significativa diferença entre os lasers que pode resultar em variações no efeito tecidual clínico e histológico. O laser Erbium:YAG que tem como característica o comprimento de onda com 10 vezes mais afinidade pela água que o laser de CO2. O propósito deste estudo experimental foi comparar as alterações morfométricas encontradas em 2 e 4 passadas com laser Erbium:YAG com sobreposição de 0% dos spots. Foi avaliada a homogeneidade da ablaçãoem comprimento e usou-se a pele do dorso de 3 ratos in vivo. Foi selecionada uma área de pele controle de cada rato. Finalmente, num período máximo de 3 horas, a pele foi ressecada e encaminhada à histopatologia para as avaliações propostas. Como resultados com 4 passadas houve mais homogeneidade da extensão da ablação do que em 2 passadas. Conclui-se que a extensão e homogeneidade de ablação foi maior com 4 passadas. A utilização de 0% de sobreposição dos spots não garante homogeneidade de ablação.

Keywords : Laser; Rejuvenecimento; Erbium.

        · abstract in English     · text in Portuguese