SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.5Is CO2 gas unsufflator necessary for laparoscopic training in animals?Brachial plexus variations in its formation and main branches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

LOPES, Luiza da Silva; MACHADO, Hélio Rubens  and  LACHAT, João-José. Estudo do corpo caloso de ratos Wistar submetidos à hidrocefalia experimental. Acta Cir. Bras. [online]. 2003, vol.18, suppl.5, pp. 10-14. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502003001200005.

OBJETIVO: A hidrocefalia causa inúmeros danos cerebrais, especialmente nas estruturas ao redor dos ventrículos cerebrais. As crianças com hidrocefalia apresentam déficits nas aquisições não verbais mais do que nas verbais, nem sempre revertidos com o tratamento precoce. Como o corpo caloso tem um papel essencial nas aquisições não verbais, é provável que as lesões nesta estrutura estejam envolvidas com as disfunções cognitivas dessas crianças. Este trabalho procura estabelecer as alterações causadas pela hidrocefalia, induzida pela injeção de caulim intracisternal ao corpo caloso de ratos Wistar em desenvolvimento. MÉTODOS: Sete, 14 e 21 dias após a injeção, os animais foram sacrificados, sendo o corpo caloso dissecado e processado para estudo das fibras axonais. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Os ratos com 7 dias de evolução da hidrocefalia apresentaram um atraso na mielinização em relação aos controles. Em ratos com 14 dias de evolução da hidrocefalia, o corpo caloso mostrou recuperação da mielina, mas em ratos com hidrocefalia com 21 dias de evolução, as fibras apresentavam-se lesadas e reduzidas em número.

Keywords : Corpo caloso; Hidrocefalia; Mielina; Rato Wistar.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English