SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.5Laparoscopic nephrectomy: analysis of 34 patientsTesticular tumors in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

REIS, Rodolfo Borges dos et al. Incontinência urinária no idoso. Acta Cir. Bras. [online]. 2003, vol.18, suppl.5, pp. 47-51. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502003001200018.

A prevalência da incontinência urinária no idoso varia de 8 a 34% segundo o critério ou método de avaliação. A principais causas são: alterações teciduais da senilidade que comprometem o trato urinário inferior e o assoalho pélvico, do sistema nervoso central e periférico, alterações hormonais como a menopausa, poliúria noturna, alterações psicológicas, hiperplasia prostática benigna, doenças concomitantes e efeitos colaterais de medicamentos. A incontinência pode ser transitória ou permanente. Além da anamnese cuidadosa para caracterização das perdas urinárias, a busca de causas associadas ou concomitantes e o diário miccional, recorre-se com freqüência a exames especializados como a urodinâmica. O diagnóstico preciso é importante para o manejo adequado que pode requerer apenas medidas conservadoras baseadas em orientações e mudanças de hábitos, como o uso de medicamentos, ou então métodos invasivos que incluem procedimentos cirúrgicos específicos.

Keywords : Incontinência urinária; Idoso; Noctúria; Urgência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese