SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Comparative study between the effects of hyaluronic acid and acid galactan purified from eggs of the mollusk Pomacea sp in wound healing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

MIRANDA, Luiz Eduardo C.; VIARO, Fernanda; CENEVIVA, Reginaldo  and  EVORA, Paulo Roberto B.. As bases experimentais da lesão por isquemia e reperfusão do fígado: revisão. Acta Cir. Bras. [online]. 2004, vol.19, n.1, pp. 1-12. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502004000100001.

O transplante hepático tornou-se o procedimento de escolha para o tratamento da doença hepática terminal. Não obstante o sucesso da cirurgia, a disfunção pós-operatória do fígado enxertado ainda representa importante causa de morbidade e mortalidade. O restabelecimento do fluxo sangüíneo ao fígado recém transplantado impõe a ele nova agressão, agravando a lesão causada pelo período de isquemia. Este fenômeno pouco compreendido é conhecido como lesão por isquemia e reperfusão e envolve disfunção endotelial, seqüestro de leucócitos e agregação de plaquetas, lesão por radicais livre de oxigênio, e distúrbios da microcirculação hepática. Essa revisão discute os vários aspectos fisiopatológicos que estão envolvidos na lesão por isquemia e reperfusão do fígado.

Keywords : Isquemia e reperfusão; Fígado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese