SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Short-term effects of polytetrafluoroethylene covered and uncovered metallic "stents" in pig aorta: an experimental modelAging histological changes in the cartilages of the cricoarytenoid joint author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

HADDAD FILHO, Douglas; MARQUES, Américo; KAFEJIAN-HADDAD, Andréa Paula  and  ZVEIBEL, Déborah Krutman. Estudo comparativo das reações teciduais ao implante de pericárdio bovino e a inclusão de politetrafluoroetileno expandido em ratos. Acta Cir. Bras. [online]. 2004, vol.19, n.2, pp. 131-135. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502004000200009.

OBJETIVO: Comparar a reação tecidual à inclusão de politetrafluoroetileno-expandido com a reação tecidual ao implante de pericárdio bovino. MÉTODOS: Vinte ratos foram divididos em dois grupos iguais: 7 e 30 dias. Um disco de cada material foi introduzido no dorso de cada animal. As peças e o tecido reacional foram retirados 7 e 30 dias após a introdução, para a realização do estudo morfométrico. Para análise estatística foram aplicados os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. RESULTADOS: No PTFE-E, no grupo 30 dias, houve um aumento significante no número de fibroblastos e uma diminuição significante no número de neutrófilos, linfócitos e apilares. Em relação ao pericárdio bovino, ocorreu uma diminuição significante no número de fibroblastos. Quando os mesmos períodos foram comparados, o número de fibroblastos foi significativamente maior no PTFE-E, aos 30 dias, assim como o número de plasmócitos e linfócitos no grupo 30 dias , no pericárdio bovino. CONCLUSÕES: A reposta inflamatória foi menor e menos durável no PTFE-E; a reparação foi menor no PTFE-E e não houve reação de corpo estranho para ambos os materiais.

Keywords : Pericárdio; Politetrafluoroetileno; Materiais biocompatíveis; Biopróteses; Inflamação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese