SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Jaundice in second intention wound healing in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

VIDAL, Claudia S. et al. Ligadura do esôfago abdominal diminui a secreção gástrica induzida por toxina de escorpião em ratos. Acta Cir. Bras. [online]. 2004, vol.19, n.3, pp.166-175. ISSN 0102-8650.  https://doi.org/10.1590/S0102-86502004000300002.

OBJETIVO: A toxina de escorpião purificada do veneno do escorpião Tityus serrulatus (Tx) induz um aumento no volume, acidez e secreção de pepsina no suco gástrico de ratos. A ligadura do esôfago diminui a secreção ácida do estômago em ratos. O objetivo deste trabalho foi determinar a influência da ligadura do esôfago sobre a secreção gástrica induzida pela Tx em ratos. MÉTODOS: 44 ratos machos, brancos foram administrados água ad libitum, mas não alimentados por 20 a 24 horas, anestesiados com uretana e canulados a traquéia e a veia jugular. Foram realizadas as ligaduras do esôfago cervical ou abdominal ou operações simuladas antes e após a administração na veia jugular de 0,25 mg/kg de toxina de escorpião (fração T1). Uma hora após foram determinados o volume, acidez, pH e atividade péptica do suco gástrico. RESULTADOS: A toxina de escorpião induziu um aumento do volume do suco gástrico, da acidez gástrica e da produção de pepsina e uma diminuição do pH quando injetada na veia de animais não operados ou com operação simulada. A ligadura do esôfago cervical não interferiu nos efeitos da toxina, enquanto a ligadura do esôfago abdominal diminuiu os efeitos da toxina no estômago do rato. CONCLUSÃO: A ligadura do esôfago abdominal diminui a secreção gástrica estimulada pela toxina de escorpião.

Keywords : Tityus serrulatus; Veneno de escorpião; Secreção gástrica; Ligadura do esôfago.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License