SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue5Prevalence of Helicobacter in canines from animal colony of the State University of Sao Paulo (UNESP)-Botucatu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

PICCINATO, Carlos Eli; DE DOMENICO JR, Armando; JORDAO JR, Alceu Afonso  and  VANNUCCHI, Helio. Isquemia e reperfusão do músculo esquelético aumenta a peroxidação lipídica em ratos. Acta Cir. Bras. [online]. 2004, vol.19, n.5, pp. 578-581. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502004000500018.

OBJETIVO: Existem evidências que nos processos de isquemia e reperfusão do músculo esquelético pode ocorrer uma maior formação de radicais livres e que os efeitos deletérios destes radicais podem ser inibidos pela presença de substâncias antioxidantes, como a vitamina E. MÉTODOS: O presente trabalho demonstra os efeitos de 30 minutos de isquemia seguido de 30 minutos de reperfusão em músculo esquelético de ratos Wistar recebendo 3 diferentes dietas: suplementada 20 vezes (GS), controle (GC) e deficiente em vitamina E por 30 dias (GD), sobre a taxa de peroxidação lipídica e níveis plasmáticos e musculares de vitamina E. RESULTADOS: As médias de pesos e de ingestão dietética dos grupos experimentais a cada semana mostrou que não houve diferença estatística significativa entre os 3 grupos que receberam dietas com teores diferentes de vitamina E. Quanto aos valores de vitamina E existiu diferença entre os 3 grupos no músculo, sendo respectivamente o deficiente menor que o controle e menor que o suplementado (GD 2.15 ± 0.44, GC 6.37 ± 1.66 e GS 18.43 ± 1.80, p < 0,05). Os valores musculares das peroxidação lipídica foram altamente influenciados pela dieta, tendo um aumento significativo no grupo deficiente em vitamina E. Estes resultados fortalecem a hipótese de que a isquemia e reperfusão são processos geradores de radicais livres e que uma dieta rica em vitamina E pode atuar como fator protetor contra a peroxidação lipídica. CONCLUSÃO: Os músculos esqueléticos de ratos isquêmicos e reperfundidos tratados com dieta suplementada com vitamina E por quatro semanas apresentam taxa menor de peroxidação lipídica quando comparados com aqueles do grupo de ratos tratados com dieta controle e que uma dieta deficiente em vitamina E favorece o aumento dos radicais livres.

Keywords : Isquemia; Músculo esquelético; Vitamina E; Radicais livres; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English