SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Antologus and heterotopic splenic regeneration in ratsTowards a Brazilian regimentation for use of animals in teaching and in scientific research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

BOMFIM, Alexandre C. et al. O "nó de barqueiro": nova opção para ligadura do hilo renal durante a nefrectomia laparoscópica. Acta Cir. Bras. [online]. 2005, vol.20, n.3, pp. 258-261. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502005000300012.

OBJETIVO: Os autores apresentam e descrevem uma adaptação original para o uso do nó de barqueiro na ligadura da veia renal durante a nefrectomia laparoscópica. O procedimento pode substituir a necessidade da sutura mecânica endovascular, considerada o tratamento padrão, mas não disponível em muitas instituições no Brasil. Este nó é tembém conhecidocomo "nó de porco" em várias fazendas no Brasil. MÉTODOS: Quatorze nefrectomias laparoscópicas foram realizadas pou um único cirurgião utilizando a técnica padrão em sete porcas. A veia e a artéria renal foram ligadas utilizando o "nó de barqueiro" como o único método de hemostasia. Dois nós foram colocados tanto na artéria quanto na veia renal, um deles proximal e o outro distal, e os vasos seccionados entre os nós. Esta técnica é baseada a confecção intra-corpórea de duas alças pela mão direito com um par de pinças, com o auxílio da mão esquerda. Após a secção dos vasos, as condições da hemostasia foram observadas. RESULTADOS: Todas as nefrectomias laparoscópicas foram realizadas com sucesso. O "nó de barqueiro" foi realizado pelo mesmo cirurgião sem complicações nem dificuldades, obtendohemostasia completa em todos os casos como técnica única. CONCLUSÃO: O nó de barqueiro é uma técnica factível e segura para o controle do hilo renal durante a nefrectomia laparoscópica em porcos. Entretanto, a eficácia e segurança desta técnica deve ser avaliada por outros cirurgiões antes da recomendadção do emprego na prática clínica.

Keywords : Procedimentos Cirúrgicos por Laparoscopia; Nefrectomia; Hemostasia cirúrgica; Técnicas Hemostáticas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English