SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 suppl.1Nonalcoholic fatty liver disease and obesityHepatic injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirúrgica Brasileira

Print version ISSN 0102-8650On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

SILVA, Anderson Soares da et al. Estratégias de prevenção da doença hepática crônica e transplante de fígado. Acta Cir. Bras. [online]. 2006, vol.21, suppl.1, pp.79-84. ISSN 1678-2674.  https://doi.org/10.1590/S0102-86502006000700018.

As doenças hepáticas crônicas estão entre as três principais causas de morte na África e Ásia.O transplante de fígado é o único tratamento curativo para esta doença hepática de caráter terminal.O presente artigo tem como objetivo apresentar as causas passíveis de prevenção de cirrose e as estratégias que podem ser utilizadas no sentido de preveni-las. Com pequenas variações ao redor do mundo, 70 a 80 % das doenças hepáticas terminais são causadas por consumo excessivo de álcool e por hepatites virais que são doenças passíveis de prevenção.O consumo excessivo de álcool é importante problema de saúde pública, pois envolve violência doméstica, acidentes de trânsito, além da possível evolução para cirrose e suas conseqüências. Entre as causas virais as hepatites pelo vírus B e C têm o maior impacto na saúde pública. Para a hepatite B já há vacinas disponíveis. Enquanto a vacina para a hepatite C é ainda aguardada, estratégias efetivas de prevenção devem ser efetuadas com o objetivo precípuo de se evitar, por conseqüência, casos de hepatopatias crônicas desta natureza.

Keywords : Cirrose Hepática; Hepatites Virais; Hepatite B; Hepatite C; Hepatite Crônica; Prevenção.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License