SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número6Efeitos da soluçao de fenol, glicerina e ácido acético em figado de cobaiasInfluência da freqüência de estímulos no bloqueio neuromuscular produzido pelo pancurônio e rocurônio: estudo em preparação nervo frênico-diafragma de ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Cirurgica Brasileira

versão On-line ISSN 1678-2674

Resumo

MACEDO, Maurício; MARTINS, José Luiz; MEYER, Karine Furtado  e  SOARES, Iberê Cauduro. Estudo da densidade das células ganglionares no intestino terminal de ratos portadores de anomalia anorretal. Acta Cir. Bras. [online]. 2007, vol.22, n.6, pp. 441-445. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502007000600005.

OBJETIVO: Estudar as células ganglionares (CG) no intestino terminal de ratos portadores de anomalia anorretal (AAR) induzida pela etilenotiouréia (ETU). MÉTODOS: Os animais foram distribuídos em três grupos: Grupo A - fetos normais, obtidos de ratas grávidas às quais não foi administrada ETU; Grupo B - fetos não portadores de AAR obtidos de ratas grávidas às quais foi administrada ETU e Grupo C - fetos portadores de AAR obtidos de ratas grávidas às quais foi administrada ETU. A ETU foi administrada no décimo primeiro dia de gestação na dose de 125 mg/Kg, por gavagem. As ratas foram submetidas à laparotomia e histerotomia para retirada dos fetos no vigésimo primeiro dia de gestação. O intestino terminal dos fetos foi retirado e analisado por imunohistoquímica para pesquisa de CG. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos A, B e C quanto à densidade de CG. O grupo A apresentou a maior densidade, seguida pelo grupo B, e a menor densidade foi encontrada no Grupo C. CONCLUSÃO: Existe uma menor densidade de CG no intestino terminal de ratos portadores de AAR.

Palavras-chave : Constipação Intestinal; Etilenotiouréia; Proteínas S100; Sistema nervoso entérico; Ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês