SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Hemodynamics alterations during orthotopic liver experimental transplantation in pigsThe protective effect of methylene blue in lungs, small bowel and kidney after intestinal ischemia and reperfusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

SILVA, Roberto Antoniolli da et al. Efeito de antiinflamatórios na integração de enxerto ósseo autógeno e de matriz óssea bovina desvitalizada em ratos. Acta Cir. Bras. [online]. 2008, vol.23, n.2, pp. 140-148. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502008000200006.

OBJETIVO: Estudar o reparo do defeito ósseo preenchido com enxerto ósseo autógeno ou matriz óssea bovina desvitalizada sob ação de antiinflamatórios em ratos. MÉTODOS: 240 ratos Wistar, distribuídos em dois grupos de 120 animais. Confeccionou-se defeito de 2 mm de diâmetro na diáfise femoral. Os animais do Grupo I tiveram o defeito ósseo preenchido com enxerto ósseo autógeno e os do Grupo II com matriz óssea bovina desvitalizada. Cada grupo foi redistribuído em quatro subgrupos segundo a administração intramuscular de antiinflamatório ou solução salina: A - diclofenaco de sódio; B - dexametasona; C - meloxicam; D - solução salina. Os períodos de avaliação foram de 7, 14 e 30 dias. A avaliação histológica constou da quantificação do processo inflamatório, osso neoformado, formação de colágeno e macrófagos. RESULTADOS: Os animais do Grupo I não mostraram diferença significante em relação à reação inflamatória. Observou-se aumento significante e progressivo da neoformação óssea nos Grupos I e II. Os animais que receberam meloxicam e enxerto autógeno mostraram menor aporte de colágeno aos 14 e 30 dias de observação. Os macrófagos apresentaram-se em maior quantidade no Grupo II que no Grupo I. Os animais tratados com dexametasona e solução salina não demonstraram diferença estatisticamente significante entre os Grupos I e II. CONCLUSÕES: O diclofenaco de sódio e o meloxicam retardam a reparação do enxerto ósseo. A dexametasona não interfere na reparação do enxerto ósseo.

Keywords : Transplante Ósseo; Antiinflamatório; Ratos Wistar.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English