SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Morphometric analysis of intimal thickening secondary to stent placement in pig carotid arteriesThe effects of Roux-en-Y limb length on gastric emptying and enterogastric reflux in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

BARACHO, Nilo César do Vale et al. Estudo da bioequivalência de quatro diferentes marcas comerciais de maleato de enalapril em ratos espontaneamente hipertensos. Acta Cir. Bras. [online]. 2008, vol.23, n.2, pp. 173-178. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502008000200010.

INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial é uma doença sistêmica que traz grandes repercussões clínicas e psico-sociais, cursa com uma elevada morbi-mortalidade e gera elevados gastos para o sistema de saúde. Seu tratamento envolve a utilização de fármacos anti-hipertensivos, os quais são comercializados como remédios de marca, genéricos ou similares. PURPOSE: Verificar o efeito anti-hipertensivo produzido por dose igualitária de diferentes marcas de maleato de enalapril, em ratos naturalmente hipertensos. MÉTODOS: Foram administrados, por meio de gavagem, 15 mg/kg de maleato de enalapril em 50 ratos naturalmente hipertensos e verificada a pressão arterial, através de pletismografia de cauda, a cada três dias, em um período de 16 dias. RESULTADOS: O grupo testado com o fármaco de referência mostrou uma redução significativa dos níveis pressóricos quando comparado ao grupo controle. Da mesma forma, o tratamento com Maleato de Enalapril da marca genérica e das marcas similar-A e similar-B também produziu redução significativa da pressão arterial dos animais. CONCLUSÃO: A utilização do medicamento genérico e os similares A e B nas doses utilizadas e no tempo de experimentação adotado, não indicou diferença significativa em relação ao fármaco de referência, sugerindo que as marcas testadas são bioequivalentes.

Keywords : Hipertensão; Medicamentos Genéricos; Equivalência Terapêutica; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English