SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Histamine iontophoresis on the viability of random skin flap in ratsAnastomotic healing in ileum and colon of alloxan-induced diabetic rats índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Cirurgica Brasileira

versión On-line ISSN 1678-2674

Resumen

TEIXEIRA, Antonio Roberto Franchi et al. Pós-condicionamento melhora a peroxidação lipídica na lesão de isquemia-reperfusão hepática em ratos. Acta Cir. Bras. [online]. 2009, vol.24, n.1, pp. 52-56. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502009000100011.

OBJETIVO: A lesão de isquemia-reperfusão hepática é um fenômeno presente em eventos tais como ressecções hepáticas e transplante de fígado. A restauração do fluxo sangüíneo após a isquemia gera lesões locais e sistêmicas. Várias técnicas foram desenvolvidas com o objetivo de evitar ou diminuir a lesão de isquemia-reperfusão hepática em situações clínicas. A utilização da reperfusão intermitente após o evento isquêmico (pós-condicionamento) pode alterar a hidrodinâmica e estimular mecanismos endógenos que atenuam o dano da reperfusão. O presente estudo foi realizado para avaliar o potencial efeito protetor do pós-condicionamento em um modelo de isquemia-reperfusão em ratos. MÉTODOS: O pedículo dos lobos mediano e ântero-lateral foi isolado e clampeado por 1 hora. Após 2 horas, o pedículo foi liberado de duas maneiras diferentes: Grupo Controle (n=7): clampe liberado de uma só vez; Grupo Pós-condicionamento (n=7): clampe liberado de maneira intermitente. Malondialdeído (MDA) e expressão do gene GST- α3 foram estudadas nos grupos. RESULTADOS: A peroxidação lipídica foi significativamente diminuída no fígado isquêmico e no fígado não isquêmico pelo pós-condicionamento. A expressão do gene GST- α3 aumentou, porém não significativamente, no grupo pós-condicionamento. CONCLUSÃO: O pós-condicionamento induziu hepatoproteção pela redução da peroxidação lipídica nos fígados isquêmico e não isquêmico.

Palabras llave : Fígado; Isquemia; Reperfusão; Peroxidação de Lipídeos; Ratos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés