SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Dispositivo para isolamento crânio-cervical em coelhosO coelho como modelo animal para cirurgia experimental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Cirurgica Brasileira

versão On-line ISSN 1678-2674

Resumo

MAGANHIN, Carla Cristina et al. Pinealectomia em ratos: técnica modificada com visualização direta. Acta Cir. Bras. [online]. 2009, vol.24, n.4, pp. 321-324. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502009000400013.

OBJETIVO: Apresentar nova técnica para pinealectomia em ratos. MÉTODOS: 80 ratos adultos fêmeas (Rattus norvegicus albinus) foram pesados e em seguida anestesiados por via intraperitoneal com xilazina e cetamina. Em seguida os animais foram fixados em uma prancha de cortiça e feita uma incisão na pele e no tecido subcutâneo, na região superior da cabeça, evidenciando a junção dos ossos parietais e occipital. Na região do lambda, realizou-se uma perfuração circular, na calota craniana, com o auxilio de uma broca (4 mm) acoplada a um micromotor. Nesse orifício, após a dissecação da dura-mater visibiliza-se a confluência dos seios venosos longitudinal e transverso. Com o auxilio de uma pinça curva esses seios são deslocados, ligados e identificada a glândula pineal, que pode ser removida em peça única. Em seguida, o fragmento ósseo é devolvido ao seu lugar e as camadas cirúrgicas suturadas. RESULTADOS: Esta nova técnica é fácil de ser feita, evita hemorragias e só remove a glândula pineal, sem prejuízos para o restante do encéfalo. Além disso, possibilita a realização de uma cirurgia sham, visto que a glândula pineal permanece sem alterações. CONCLUSÃO: Espera-se que a técnica proposta facilite estudos visando a uma melhor compreensão da complexidade e importância da glândula pineal sobre a reprodução e outros sistemas do organismo.

Palavras-chave : Glândula Pineal; Melatonina; Genitália Feminina; Cirurgia; Ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês