SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Evaluation of optical density of bone defects filled with calcium phosphate cement and bioactive glass in ratsHistological analysis of low-intensity laser therapy effects in peripheral nerve regeneration in Wistar rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

SILVA, Taís Somacal Novaes et al. A utilização do cimento de fosfato de cálcio como arcabouço para engenharia de tecido ósseo: estudo in vitro. Acta Cir. Bras. [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 7-11. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502011000100003.

Objetivo: Avaliar a capacidade de suportes tridimensionais macroporosos de cimento de fosfato de cálcio (CFC), de permitir a adesão, proliferação e diferenciação de células-tronco mesenquimais derivadas da medula óssea humana. Métodos: células obtidas da crista ilíaca de um doador humano adulto foram processadas e cultivadas sobre suportes de CFC, macroporosos, que tiveram como corpo gerador de poros, microesferas de parafina, com tamanho entre 100 e 250µm. Os períodos de cultura estabelecidos foram de cinco, 10 e 15 dias. Após estes períodos, o comportamento e a morfologia das células junto ao biomaterial foram avaliados por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura. Os níveis de expressão dos genes BGLA e SSP1 bem como a atividade da Fosfatase Alcalina (ALP) foram quantificados pela técnica de PCR em Tempo Real (QT-PCR) utilizando o fluoróforo SYBR Green®. Resultados: O QT-PCR detectou a expressão dos genes BGLA e SSP1 e a atividade da fosfatase alcalina nos períodos de 10 e 15 dias de cultura. No período de cinco dias, não foi observada a expressão de nenhum dos genes investigados. Conclusão: O CFC, macroporoso, com tamanho de poros entre 100 e 250µm, criados por meio da utilização de microesferas de parafina, permite a adesão, proliferação e diferenciação de células-tronco mesenquimais em células osteogênicas, podendo ser utilizado como arcabouço para engenharia de tecido ósseo.

Keywords : Materiais Biocompatíveis; Células-Tronco; Bioengenharia; Cimentos para ossos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English