SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Análise dos efeitos da atividade física e mensuração de citocinas pró-inflamatórias em pulmões irradiados em ratosCicatrização intestinal em ratos submetidos à ingestão de etanol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Cirurgica Brasileira

versão On-line ISSN 1678-2674

Resumo

MEYER, Fernando et al. Nefrectomia laparoscópica com portal único Sitracc® em suínos. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.3, pp. 231-235. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000300005.

OBJETIVO: Analisar a viabilidade do uso do SITRACC® (portal único) para realização de nefrectomia total e parcial em suínos e descrever as dificuldades técnicas encontradas durante os atos cirúrgicos propostos. MÉTODOS: Foram operados 10 porcos da espécie Landrace, com peso médio de 20 Kg, distribuidos em dois grupos: Grupo A: nefrectomia total à direita e Grupo B: nefrectomia parcial à esquerda. A indução anestésica foi realizada com a administração de tiopental (10mg/Kg) e mantida com halotano. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados na sala de Técnica Operatória da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). RESULTADOS: Foram analisados tempo total de cirurgia, tempo de colocação do SITRACC®, perda volêmica e tamanho da peça. Nas primeiras cirurgias realizadas o tempo cirúrgico e o volume do sangramento foram maiores (entre 15 - 43 minutos e entre 120 - 400 ml, respectivamente); à medida que se adquiriu prática com a técnica, esses apresentaram reduções significativas para menos que 15 minutos e 50 ml, respectivamente. A dificuldade encontrada foi na articulação das pinças, porém, não afetou a técnica cirúrgica. Além disso, houve dificuldade na realização da sutura intracorpórea acarretando uma perda volêmica maior. CONCLUSÃO: A nefrectomia total e parcial por acesso umbilical único com uso do SITRACC® é plenamente viável e segura em suínos.

Palavras-chave : Nefrectomia; Laparoscopia; Suínos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês