SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Effect of N-acetylcysteine in liver ischemia-reperfusion injury after 30% hepatectomy in miceThe application of percutaneous lysis of epidural adhesions in patients with failed back surgery syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

BARONI, Gilberto et al. Influência da sinvastatina na fibrose peritoneal induzida em ratos pelo uso de solução de diálise peritoneal com glicose a 4,25%. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.4, pp. 350-356. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000400012.

OBJETIVO: Investigar a influência do uso da sinvastatina na fibrose peritoneal induzida em ratos pelo uso de solução de diálise peritoneal rica em glicose. MÉTODOS: Estudo prospectivo controlado, em ratos Wistar não urêmicos. Foram estudados 20 animais. Os animais foram submetidos diariamente à punção abdominal, sendo infundida solução de diálise peritoneal com glicose a 4,25% na dose de 10 ml/100 g de peso. Os animais foram divididos em dois grupos: experimental e controle. O grupo experimental recebeu sinvastatina na dose de 4 mg/kg/dia por gavagem. O grupo controle não recebeu nenhuma droga. Foram acompanhados por 21 e 49 dias. Ao final do período foram submetidos à procedimento cirúrgico para retirada de peritônio parietal e visceral. As amostras obtidas foram analisadas histologicamente, usando-se coloração Hematoxilina - Eosina e Sirius Red, para avaliação do grau de fibrose. RESULTADOS: A análise mostrou que a intensidade da fibrose, a espessura do peritônio e o número de células não atingiram diferença estatisticamente significante entre os grupos experimental e controle. CONCLUSÃO: A sinvastatina não foi capaz de alterar a intensidade da fibrose peritoneal induzida pelo uso de solução de diálise em ratos.

Keywords : Fibrose Peritoneal; Diálise Peritoneal; Sinvastatina; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English