SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue6The jejunoileal bypass provokes morphological changes in the large intestine? An experimental study in ratsEvaluation of the damage caused by clamping or section of cervical sympathetic nerve in rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

SILVA, Silvana Marques e et al. Efeitos da bromoprida na cicatrização de anastomoses no cólon esquerdo de ratos sob sepse abdominal induzida. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.6, pp. 370-375. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000600003.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos da bromoprida sobre a cicatrização de anastomoses de cólon esquerdo de ratos na presença de sepse abdominal. MÉTODOS: Quarenta ratos distribuídos em grupos contendo 20 animais para administração de bromoprida ou salina. Cada grupo foi dividido em subgrupos contendo dez animais, para eutanásia no terceiro ou no sétimo dia de pós-operatório. A indução da sepse foi realizada pelo método de ligadura e punção do ceco. Foi realizada ressecção de um segmento do cólon esquerdo e anastomose término-terminal. À re-laparotomia, foi avaliada a quantidade total de aderências e removido um segmento colônico contendo a anastomose para análise histopatológica, força de ruptura, concentração de hidroxiprolina e histomorfometria do colágeno. RESULTADOS: No 3° DPO, as anastomoses dos animais tratados com bromoprida apresentaram menor força de ruptura (p=0,02) e maior redução da concentração de hidroxiprolina (p=0,04) que os animais controle. Não houve diferença estatística quanto a estes parâmetros no 7° DPO. O conteúdo de colágeno foi semelhante entre os subgrupos. CONCLUSÃO: Na presença de sepse abdominal, o uso da bromoprida esteve associado à diminuição da força de ruptura e da concentração de hidroxiprolina das anastomoses do cólon esquerdo de ratos no 3° DPO.

Keywords : Anastomose Cirúrgica; Cólon; Sepse; Motilidade Gastrointestinal; Aderências Teciduais; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English