SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue8Influence of arterial hypertension on colonic healing in ratsAngiogenesis inhibition by green propolis and the angiogenic effect of L-lysine on bladder cancer in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

NIU, Hong-xin et al. Papel do p53 selvagem e do duplo genes suicidas na terapia intervencionista do câncer de fígado em coelhos. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.8, pp. 522-528. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000800002.

OBJETIVO: Investigar a possibilidade de terapia multigênica e intervenção por embolização com lipiodol em combinação com quimioterapia focal no tratamento de câncer de fígado VX2 em coelhos. MÉTODOS: Quarenta e cinco coelhos com câncer maior do que 2cm de diâmetro foram distribuídos, aleatoriamente, em cinco grupos (n=9 por grupo). Grupo 1: animais foram tratados com cloreto de sódio 0,9% e no grupo 2 os animais receberam embolização com lipidol. Grupo 3: animais receberam embolização com lipiodol e terapia do gene p53 e grupo 4 animais receberam embolização com lipiodol e terapia do gene TK/CD. Grupo 5: animais receberam embolização com lipiodol e terapia do gene p53 e do gene TK/CD. Ultrassonografia e tomografia computadorizada foram realizadas antes e dez dias após a intervenção terapêutica. RESULTADOS: O modelo VX2 de câncer de fígado foi estabelecido com sucesso em coelhos e a terapia intervencionista foi bem executada. Dez dias após a intervenção terapêutica, uma diferença significativa no volume do tumor foi observada entre os cinco grupos (p<0,05) e diferentes tratamentos poderiam inibir o crescimento do câncer. A inibição do crescimento do cancer foi mais evidente no grupo 5. Análise fatorial revelou que a terapia com gene p53 ou TK/CD e embolia por lipiodol independentemente exerce um efeito inibidor significativo sobre o crescimento do câncer. Além disso, a supressão da taxa de crescimento do tumor foi mais evidente no Grupo 5. CONCLUSÕES: A combinação de terapia gênica com embolização com lipiodol pode inibir efetivamente o crescimento do câncer e prolongar o tempo de sobrevida. Estes resultados demonstram a eficácia da terapia multigênica em combinação com embolização com lipidol no tratamento de câncer hepático.

Keywords : Neoplasias Hepáticas; Genes p53; Terapia de genes; Coelhos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English