SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue10An experimental model for the study of collagen fibers in skeletal muscleCombination of poly L-lactic acid nanofiber scaffold with omentum graft for bone healing in experimental defect in tibia of rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

MAGNANI, Karla Luciana et al. Estudo morfológico dos pulmões e crescimento de ratos expostos à fumaça do cigarro e ao álcool. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.10, pp. 687-693. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012001000004.

OBJETIVO: Investigar os efeitos morfológicos da exposição crônica à inalação de fumaça do tabaco e o do consumo de álcool nos pulmões e no crescimento de ratos. MÉTODOS: Sessenta ratos Wistar machos foram distribuídos em quatro grupos: controle, tabaco, álcool e tabaco + álcool, e acompanhados por um período de 260 dias. No final do periodo foi realizada análise morfológica dos pulmões por microscopia óptica e eletrônica. O crescimento dos ratos foi investigado através da medição do comprimento focinho-ânus, peso corporal e índice de massa corporal. RESULTADOS: Os três grupos expostos às drogas apresentaram peso e comprimento significativamente menores que os do grupo controle. As percentagens de bronquiolite e alveolite, e o diâmetro alveolar médio foram maiores nos grupos expostos à fumaça do tabaco, mas sem significancia estatística quando comparadas ao grupo controle. A microscopia eletrônica revelou apoptose mais intensa e lesões degenerativas no grupo de fumantes, enquanto lesões degenerativas nos corpos lamelares foram mais intensas com a associação de ambas as drogas. CONCLUSÕES: Este modelo experimental mostrou alterações morfológicas observadas por microscopia eletrônica, principalmente devido à exposição ao tabaco. Tanto o alcool como o tabaco prejudicaram o crescimento dos animais, o tabaco mostrando um efeito maior sobre o comprimento e o álcool sobre o peso corporal.

Keywords : Alcoolismo; Tabagismo; Pneumopatias; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in Englishpdf in English