SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue10Lung morphology and growth of rats exposed to tobacco smoke and alcoholThe effects of anesthetic regimen in 90% hepatectomy in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

SOTOUDEH, Amir et al. Combinação de poli L-ácido láctico nanofibras com enxerto de omento para reparo ósseo em defeito experimental em tíbia de coelhos. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.10, pp. 694-701. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012001000005.

OBJETIVO: Investigar as propriedades de osteocondução e desempenho biológico do ácido L láctico-Poly (PLLA) com omento em defeitos ósseos. MÉTODOS: Andaimes PLLA nanofibras foram preparados via eletrofiação técnica. Cinquenta e quatro coelhos fêmeas Nova Zelândia brancos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos de 18 coelhos cada. Defeitos criados em tíbias direitas foram preenchidos no grupo I com omento, no grupo II com PLLA nanofibras e no grupo III com a combinação do omento e PLLA. Os mesmos defeitos foram criados na tíbia esquerda de todos os grupos, mas não receberam qualquer tratamento (grupo controle). As avaliações histológicas e histomorfométricas foram realizadas em duas, quatro e seis semanas após a implantação. RESULTADOS: As alterações histológicas em todos os grupos, juntamente com o curso de tempo foram marcados e análise estatística mostrou que as pontuações médias do grupo III foram significativamente mais elevadas do que os outros grupos. CONCLUSÃO: Análise histomorfométrica da cicatrização óssea mostrou-se significativamente melhor com o PLLA combinado com omento em comparação com os outros grupos, sugerindo que este biomaterial promove a cicatrização do osso cortical, provavelmente atuando como osteocondutor.

Keywords : Ácido Láctico; Omento; Regeneração Óssea; Coelhos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English