SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue10Effects of chitosan on healing and strength of colonic anastomosis in ratsEvaluation of Langerhans cells counts comparing HIV-positive and negative anal squamous cell-carcinoma patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Abstract

WULKAN, Marcelo; SA, Alvaro Julio de Andrade  and  ALONSO, Nivaldo. Técnica modificada para aumentar a área seccional externa da narina após o uso de enxerto cartilaginoso de costela e septo sob as cartilagens alares nasais. Acta Cir. Bras. [online]. 2012, vol.27, n.10, pp. 713-719. ISSN 1678-2674.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012001000008.

OBJETIVO: Descrever uma técnica modificada para se aumentar a área seccional externa da narina com cartilagem septal e costal acima das cartilagens alares nasais. MÉTODOS: Utilizou-se uma técnica cirúrgica modificada para obter, esculpir e inserir enxertos de cartilagem sobre as cartilagens alares. Realizou-se fotos padronizadas e mensuração de 90 áreas seccionais externas de narina em cadáveres com Autocad®; 30 antes sem procedimento; 60 após a inclusão de enxertos sob a cruz lateral (30 usando cartilagem costal e 30 usando cartilagem septal). A análise estatística foi feita com um modelo de medidas repetidas e ANOVA para a variável "área" RESULTADOS: Existe evidência estatística de que o enxerto de cartilagem costal é mais efetivo que o enxerto de cartilagem septal. A área média após a inclusão do enxerto de septo é menor que a observada após a inclusão de enxerto de costela (intervalo de confiança para a diferença de médias não inclui o valor de zero e todos os valores de P são abaixo do nível significativo de 5%). CONCLUSÕES: A técnica descrita é aplicável em cadáveres para aumento da área seccional externa da narina. Esta técnica modificada revelou ser mais efetiva com o uso de cartilagem costal do que septal.

Keywords : Rinoplastia; Cartilagens Nasais; Costelas; Cadáver.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English