SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Portadores de deficiência: a questão da inclusão socialEducação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

São Paulo em Perspectiva

Print version ISSN 0102-8839

Abstract

SASS, ODAIR. Educação e psicologia social: uma perspectiva crítica. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.2, pp. 57-64. ISSN 0102-8839.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000200009.

O presente artigo analisa a relação da psicologia com a educação a partir da perspectiva da psicologia social. Procura evidenciar que a exigência de uma ciência psicológica, na configuração do campo educativo, é desenvolvida, desde o início do século XX, como psicologia social, tais como: John Dewey e George Mead, em contraposição à psicologia intelectualista.

Keywords : psicologia educacional; educação e sociedade; teorias da educação.

        · text in Portuguese     · pdf in Portuguese