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Análise de metodologias de pesquisa sobre utilização de assentos de segurança infantil: lições de um projeto piloto

Analysis of research methodologies about the use of child restraint systems: lessons of a pilot project

OBJETIVO: Analisar metodologias de pesquisa sobre a utilização de assentos de segurança infantil. MÉTODOS: Quatro metodologias de pesquisa foram aplicadas, a fim de verificar o uso de assentos para transporte infantil em veículos que levavam crianças menores de quatro anos a uma creche, durante um dia letivo: inspeção sem entrevista, inspeção com entrevista, questionário auto-aplicativo e filmagem digital. As metodologias foram analisadas quanto à aceitação por parte dos sujeitos de pesquisa, capacidade de obtenção de dados e concordância de dados captados por instrumentos distintos. Aplicou-se análise de concordância (coeficiente de Kappa) para avaliar a homogeneidade dos dados obtidos pelas diversas metodologias. RESULTADOS: Foram observados 56 veículos, 75% deles com filmagem. O retorno do questionário auto-aplicado ocorreu em 70%. A capacidade de captação de dados foi de 99% para inspeção sem entrevista, 97% para inspeção com entrevista e 84% para filmagem digital. A inspeção sem entrevista mostrou-se mais concordante com os dados filmados. CONCLUSÕES: O alto índice de retorno do questionário auto-aplicável pode ter sido favorecido pelas características da população estudada. A filmagem mostrou-se inadequada por questões éticas e técnicas, além de considerável índice de recusa; porém, foi útil para indicar a confiabilidade da inspeção sem entrevista em relação ao local de assento das crianças. Detectou-se falha dos instrumentos em captar o gênero dos ocupantes dos veículos. Altos índices de captação de dados atestaram a aptidão das metodologias de inspeção com e sem entrevista para explorar a utilização de assentos de segurança infantil.

acidentes de trânsito; assentos de segurança infantil; dispositivos de retenção infantil


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