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Ocorrência de desvios posturais em escolares do ensino público fundamental de Jaguariúna, São Paulo

Occurrence of postural deviations in children of a school of Jaguariúna, São Paulo, Brazil

OBJETIVO: Avaliar a postura de escolares do ensino público fundamental e diferenciar as alterações que fazem parte do crescimento normal das compensatórias. MÉTODOS: Trata-se de um estudo analítico, descritivo, de corte transversal, no qual se realizou avaliação postural em escolares de primeira a quarta série de uma escola pública da cidade de Jaguariúna, situada no interior do Estado de São Paulo. Cada aluno foi avaliado nos planos coronal-anterior, coronal-posterior e sagital, utilizando-se o método de Kendall como referência de alinhamento postural normal. RESULTADOS: A avaliação postural de 247 escolares (131 masculinos e 116 femininos) identificou a seguinte incidência de alterações: desnível (50,2%) e protrusão de ombro (39,7%), escápula alada (40,5%), aumento do ângulo valgo de joelho (29,6%), inclinação (21,5%) e anteroversão pélvica (19%), hiperextensão de joelho (19%), rotação de fêmur (12,9%), protrusão (11,7%) e inclinação cervical (15,4%), cifose torácica (9,7%) e hiperlordose lombar (26,3%). CONCLUSÕES: Houve elevada incidência de escápula alada, desnível e protrusão de ombro, aumento do ângulo valgo de joelho e hiperlordose lombar, consideradas normais durante o desenvolvimento da criança. As inclinações e a protrusão cervical, alterações que necessitam de intervenção precoce, também foram identificadas.

incidência; postura; estudantes


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