SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Systematic review and meta-analysis of the use of prokinetics in gastroesophageal reflux and in gastroesophageal reflux disease in PediatricsVariables associated with overweight in children from a shantytown in the Northeast of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

BARBOSA, Roseane Moreira S.; SOARES, Eliane de Abreu  and  LANZILLOTTI, Haydée Serrão. Avaliação do estado nutricional de escolares segundo três referências. Rev. paul. pediatr. [online]. 2009, vol.27, n.3, pp. 243-250. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822009000300003.

OBJETIVO: Comparar a avaliação do estado nutricional de escolares de acordo com as três curvas de referências. MÉTODOS: AS variáveis peso e estatura de 181 crianças na faixa etária de cinco a dez anos foram obtidas de um banco de dados de vigilância nutricional de escolares da Ilha de Paquetá, organizado de acordo com as recomendações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). O gráfico de Bland Altman e a razão de desvios foram empregados para construir perfis de concordância entre as três curvas de referência de avaliação nutricional dois a dois, utilizando-se os valores do índice de massa corporal. Na determinação da prevalência de déficit pôdero-estatural e sobrepeso, utilizaram-se os pontos de cortes recomendados por Cole, pelo Centers for Diseases Control and Prevention e por Conde e Monteiro. RESULTADOS: A prevalência de obesidade em meninas foi igual (3,1%) para Cole e Conde e Monteiro e ambas se sobrepuseram à obtida por meio da curva do Centers for Diseases Control and Prevention de 2000 (2,0%). Em relação aos meninos, a prevalência de obesidade obtida por Conde e Monteiro (4,8%) foi menor do que os percentuais encontrados por Cole (7,2%) e pelo CDC (7,2%). CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que a escolha do referencial brasileiro (Conde e Monteiro) não dificulta a comparação com outros critérios internacionais, principalmente no que tange à classificação de obesidade em escolares do gênero masculino.

Keywords : sobrepeso; obesidade; vigilância nutricional; criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese