SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Risk factors associated to early weaning and to weaning period of infants enrolled in daycare centersNutritional status and enteroparasitosis prevalence among children enrolled in a day care center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

EICKMANN, Sophie Helena; MACIEL, Adriana Maria S.; LIRA, Pedro Israel C.  and  LIMA, Marília de Carvalho. Fatores associados ao desenvolvimento mental e motor de crianças de quatro creches públicas de Recife, Brasil. Rev. paul. pediatr. [online]. 2009, vol.27, n.3, pp. 282-288. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822009000300008.

OBJETIVO: Identificar os fatores associados aos índices de desenvolvimento mental e motor em lactentes que frequentam creches da rede municipal em Recife. MÉTODOS: Estudo de corte transversal realizado entre fevereiro e abril de 2005 em uma amostra de 108 crianças com idade entre quatro e 24 meses, pertencentes a quatro creches municipais do Recife. O desenvolvimento mental e motor foi avaliado pela Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley II. Por meio de entrevistas às mães, foram obtidas informações sobre as condições socioeconômicas e demográficas das famílias e as características biológicas das crianças ao nascer (peso, sexo e idade gestacional). O estado nutricional foi avaliado através dos índices peso/idade, comprimento/idade, peso/comprimento e da concentração de hemoglobina. RESULTADOS: As médias dos índices de desenvolvimento mental e motor foram 88±11 e 95±12 pontos, respectivamente. A idade gestacional apresentou associação significativa com o desenvolvimento mental e motor e o peso ao nascer e o estado nutricional atual, avaliado pelo índice peso/comprimento, se associaram ao desenvolvimento motor. CONCLUSÕES: As crianças analisadas apresentaram desenvolvimento neuropsicomotor ainda na faixa de normalidade, mas aquém do esperado para a idade, comparado a populações de referência em países desenvolvidos. Os fatores associados ao baixo desempenho do desenvolvimento nessa população estão relacionados aos fatores biológicos, destacando-se os déficits nutricionais, cuja redução deve ser uma prioridade para gestores em saúde e educação.

Keywords : desenvolvimento infantil; creches; recém-nascido de baixo peso; prematuro; estado nutricional; anemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese