SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Importance of the fibroblast chromosomal analysis in suspected cases of mosaicism: experience of a clinical Genetics serviceLung function in patients with sickle cell anemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

MARCHIORO, Ariella Andrade et al. Avaliação eosinofílica e soropositividade para anticorpos IgG anti-toxocara em crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.1, pp. 80-84. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000100013.

OBJETIVO: Verificar a associação entre a presença de eosinofilia e a soropositividade para anticorpos IgG anti-Toxocara spp. em crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Noroeste do Paraná, Brasil. MÉTODOS: Estudo retrospectivo com crianças de sete meses a 12 anos, atendidas pelo Sistema Único de Saúde do Noroeste do Paraná, com teste ELISA para a pesquisa de anticorpos IgG anti-Toxocara spp. e contagem de eosinófilos (eosinofilia >600 células/mm3). RESULTADOS: Entre as 1.199 crianças, 386 (32,2%) apresentaram anticorpos IgG anti-Toxocara spp. A soroprevalência e a eosinofilia foram mais frequentes em crianças de sete meses a cinco anos. A eosinofilia foi observada em 7,8% dos pacientes soro-reagentes ao Toxocara spp.. CONCLUSÕES: Foi observada elevada prevalência de anticorpos anti-Toxocara spp., principalmente nos menores de cinco anos. Com exceção de algumas crianças que apresentaram sintomas respiratórios e presença de eosinofilia, a maioria foi assintomática e não mostrava eosinofilia. A pesquisa de eosinófilos é ferramenta secundária para o diagnóstico de toxocaríase.

Keywords : toxocaríase [diagnóstico]; criança; eosinofilia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese