SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Bartter's syndrome: evaluation of statural growth and metabolic profileContents of students lunchboxes in private schools of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

MORAES, José Fernando V. N.  and  GIUGLIANO, Rodolfo. Aleitamento materno exclusivo e adiposidade. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 152-156. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000200004.

OBJETIVO: Associar o tempo de amamentação exclusiva da criança à adiposidade central e periférica, por meio do índice de massa corporal, dos perímetros da cintura e do braço, e das dobras cutâneas triciptal, subescapular e a somatória destas em pré-escolares. MÉTODOS: Pesquisa de delineamento transversal, em que 134 pré-escolares entre três e cinco anos de idade de uma escola par-ticular de Brasília, DF, foram avaliados quanto a: massa corporal, estatura, perímetros do braço e da cintura, dobras cutâneas triciptal e subescapular. Os pais das crianças responderam a um questionário sobre tempo de amamentação. O diagnóstico de sobrepeso e obe-sidade foi realizado de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde para o índice de massa corporal por idade. RESULTADOS: As meninas tiveram maior concentração adiposa na dobra cutânea triciptal (p=0,001), subescapular (p=0,044) e na somatória destas (p=0,003) em relação aos meninos. A prevalência de sobrepeso e obesidade foi similar nos dois sexos (25,4% nos meninos e 22,6% nas meninas), assim como o tempo médio de amamentação exclusiva (4,3 meses para meninos e 4,6 meses para meninas). Notou-se correlação inversa significativa entre tempo de amamentação exclusiva e perímetro da cintura (r=-0,166; p=0,05). As demais variáveis também mostraram tendência de correlação inversa com o tempo de aleitamento materno exclusivo, porém sem valores significativos. CONCLUSÕES: A associação inversa entre o tempo de ama-mentação e o perímetro da cintura mostra um possível efeito do aleitamento materno sobre a distribuição de gordura corporal no pré-escolar.

Keywords : aleitamento materno; adiposidade; obesidade abdominal; pré-escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese