SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Exclusive breastfeeding and adiposityPattern of meals eaten by adolescents from technical schools of São Paulo, SP, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

MATUK, Tatiana Tenorio; STANCARI, Paula Cristina S.; BUENO, Milena Baptista  and  ZACCARELLI, Eliana Menegon. Composição de lancheiras de alunos de escolas particulares de São Paulo. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 157-163. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000200005.

OBJETIVO: Avaliar qualitativamente a composição das lancheiras de crianças do segundo ao quinto ano do ensino fundamental de escolas privadas de São Paulo. MÉTODOS: O delineamento do estudo foi transversal e a coleta de dados foi realizada em cinco unidades de uma rede particular de ensino, localizadas em regiões distintas da Grande São Paulo. A observação dos lanches ocorreu em três dias não consecutivos do ano de 2008 para cada criança. A amostra foi constituída pela totalidade de crianças do segundo ao quinto ano do ensino fundamental (n=501). Os alunos foram categorizados segundo a presença ou não de cada um dos grupos de alimentos nas lancheiras em pelo menos um dos três dias de observação. RESULTADOS: Dentre as crianças estudadas, 82% trouxeram cereais; 67% sucos artificiais e outras bebidas; 65% leite e alimentos lácteos; 51% bolo, bolacha e barra de cereais recheados e/ou com cobertura e 35% embutidos, em pelo menos uma dia de coleta. A frequência de frutas e sucos naturais foi de 33%, e de verduras e legumes foi de 4%. Meninas levaram para a escola com mais frequência frutas e hortaliças (p<0,05). Alunos maiores deixaram de levar lanche à escola mais frequentemente do que os menores nos três dias de observação (11 e 4%, respectivamente; p<0,05). CONCLUSÕES: A composição das lancheiras dos escolares, apesar de alguns aspectos positivos, mostrou-se inadequada. Houve excesso de alimentos industrializados, geralmente ricos em açúcares, gorduras e sódio e baixa presença de frutas, verduras e legumes.

Keywords : alimentação escolar; criança; hábitos alimentares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese