Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças e similaridades dos estágios de mudança de comportamento para atividade física em adolescentes de duas áreas brasileiras

Diferencias y similitudes de las etapas de cambio de comportamiento para actividad física en adolescentes de dos áreas brasileñas

OBJETIVO: Determinar as diferenças e similaridades dos estágios de mudança de comportamento para atividade física e fatores associados em adolescentes de duas áreas brasileiras. MÉTODOS: Estudo transversal conduzido em escolares de 14 a 17 anos, de escolas públicas, sendo 601 do Meio Oeste Catarinense (SC) e 464 do Norte de Minas (MG). Identificaram-se os estágios de mudança de comportamento para atividade física por meio de questionário padronizado. Coletaram-se informações sociodemográficas, dados de adiposidade corporal e estado nutricional. Foram empregados o teste do qui-quadrado ou exato de Fisher ou teste de comparação entre duas proporções e a regressão multivariável de Poisson com variância robusta, adotando-se nível de significância de 5%. RESULTADOS: A maior parte dos estudantes de Minas Gerais e de Santa Catarina encontrava-se no estágio preparação (32,8%) e manutenção (41,9%). Em ambas as regiões, o sexo feminino apresentou maior probabilidade de ter um comportamento inativo fisicamente (SC: RP=1,25; IC95% 1,04-1,50; MG: RP=1,53; IC95% 1,29-1,80). Outros grupos de risco foram sujeitos com baixo peso em Santa Catarina (RP=1,39; IC95% 1,06-1,81) e com excesso de adiposidade em Minas Gerais (RP=1,21; IC95% 1,02-1,49). CONCLUSÕES: Intervenções de promoção da atividade física que considerem características culturais e econômicas para cada localidade são recomendadas.

atividade motora; adolescente; estudantes; estudos transversais


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br