SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Differences and similarities in stages of behavioral change related to physical activity in adolescents from two regions of BrazilRisk factors for neonatal death obtained by Cox multivariate regression analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

FONSECA, Paulo Henrique S.  and  DUARTE, Maria de Fátima S.. Validade da equação de Henry e Rees que estima a taxa metabólica de repouso em adolescentes masculinos. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 202-207. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000200011.

OBJETIVO: Analisar a validade da equação de predição da taxa metabólica de repouso proposta por Henry e Rees (1991) em adolescentes do sexo masculino. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra de conveniência constituída de 52 meninos, entre dez e 17 anos, sendo mensuradas a massa corporal e a calorimetria indireta. A massa corporal foi substituída na equação de Henry e Rees para determinar a taxa metabólica de repouso predita. A calorimetria indireta foi determinada pelos valores do consumo de O2 e produção de CO2, e usada na equação de Weir (1949), considerada método padrão para o cálculo da taxa metabólica de repouso. Todas as medidas foram realizadas pela manhã, com o indivíduo em jejum de seis horas, em posição supina e em repouso muscular. Realizaram-se os seguintes procedimentos estatísticos: teste t pareado; erro constante (com diferença aceita entre as médias <5%) e, para análise da concordância entre os dois métodos, o procedimento gráfico de Bland e Altman. RESULTADOS: A equação proposta por Henry e Rees não apresentou diferença significativa em relação ao método padrão, assim como o erro constante entre as médias foi <5%. Porém, a análise gráfica de Bland e Altman revelou que não há concordância entre a equação e o método padrão. CONCLUSÕES: A equação de Henry e Rees deve ser utilizada com prudência no cálculo da taxa metabólica de respouso para adolescentes com características similares as do grupo estudado.

Keywords : metabolismo energético; saúde da criança; adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese