SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Infant Motor Scale of Alberta: validation for a population of Southern BrazilPolietilenoglicol na constipação intestinal crônica funcional em crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

POVEDANO, Mônica Cintra A.; NOTO, Iara Spada B. S.; PINHEIRO, Monica de Souza B.  and  GUINSBURG, Ruth. Expectativas e percepções da mãe quanto ao seu recém-nascido: aplicação do inventário de percepção neonatal de Broussard. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 239-244. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000200016.

OBJETIVOS: Analisar o Inventário de Percepção Neonatal de Broussard, um instrumento que detecta as percepções e expectativas maternas com respeito aos filhos logo após o parto (Tempo 1) e com um mês de vida (Tempo 2), em puérperas multíparas e primíparas. MÉTODOS: Coorte prospectiva com 27 multíparas e 29 primíparas mães de neonatos a termo saudáveis. Inquiriu-se à mãe no segundo dia pós-parto quanta dificuldade ela esperava que a maioria dos bebês tivesse em relação a chorar, alimentar, regurgitar ou vomitar, evacuar, dormir e ter uma rotina. As respostas foram marcadas em uma escala de 5 pontos. A seguir, repetiam-se as perguntas em relação ao seu filho recém-nascido. Após 30 dias, perguntava-se à mãe quanta dificuldade ela achava que a maioria dos bebês e seu próprio filho apresentavam em relação aos mesmos quesitos. A análise estatística utilizou ANOVA para medidas repe-tidas, considerando os seguintes efeitos principais: tempo, grupo (primíparas e multíparas) e categoria (seu bebê e a maioria dos bebês). RESULTADOS: Logo após o parto, as mães esperavam que seus filhos tivessem menos dificuldade nas atividades avalia-das do que a maioria dos bebês. Essa expectativa se confirmou com 30 dias de vida para todos os comportamentos. Não houve diferenças entre primíparas e multíparas. CONCLUSÕES: O Inventário de Percepção Neonatal de Broussard foi bem entendido e aceito pelas mães, mostrando resultados consistentes neste estudo. O instrumento pode ser útil para triar pares mãe-bebê com dificuldades no estabelecimento de vínculo.

Keywords : recém-nascido; relações mãe-filho; vínculo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese