SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Mother's perceptions and expectations regarding their newborn infants: the use of Broussard's neonatal perception inventory22q11.2 deletion syndrome and congenital heart defects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

GOMES, Patrícia Boechat et al. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 245-250. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000200017.

OBJETIVO: Rever a literatura sobre o uso do polietile-noglicol no tratamento da constipação intestinal crônica funcional em crianças. FONTES DOS DADOS: Foram selecionadas publicações entre 1998 e 2009, utilizando as bases de dados Medline e SciELO. Foram incluídos estudos relevantes referentes à constipação, ao uso do polietilenoglicol em adultos, a diretriz recente da NASPGHAN e os critérios de ROMA III relativos às doenças intestinais funcionais. SÍNTESE DOS DADOS: O tratamento da constipação intestinal em crianças é dividido em várias etapas não consecutivas. O uso prolongado de laxativos é uma dessas etapas; no entanto, as opções terapêuticas são restritas. Os efeitos adversos e a dificuldade de aceitação pela criança são os principais problemas que surgem com o uso prolongado de laxativos. O polietilenoglicol é um laxativo osmótico utilizado para o tratamento da constipação, com absorção de 0,2%, insípido e inodoro, disponível com os pesos moleculares 3350 e 4000 Dalton, com ou sem adição de eletrólitos. Estudos randomizados e controlados demonstraram ser o polietilenoglicol um agente efetivo na melhora dos sintomas, além de ser seguro, pois não foram relatados efeitos colaterais significativos. CONCLUSÕES: O polietilenoglicol é superior aos outros agentes osmóticos em relação ao sabor e à aceitação pelas crianças. O uso diário é seguro e efetivo e pode ser considerado uma opção terapêu-tica na constipação intestinal crônica funcional em pediatria.

Keywords : criança; constipação intestinal; polie-tilenoglicol.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese