SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Prevalence of metabolic changes in children and adolescents: a systematic reviewDiffuse idiopathic musculoskeletal pain in childhood and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

ZANONI, Lourdes Zélia et al. O uso da L-carnitina como adjuvante no tratamento da miocardiopatia dilatada em criança com Aids. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp. 289-293. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000200022.

OBJETIVO: Apresentar a resposta cardiovascular à L-carnitina de um paciente com insuficiência cardíaca congestiva decorrente de miocardiopatia dilatada pelo vírus da imunodeficiência humana. DESCRIÇÃO DO CASO: Criança com quadro clínico de insuficiência cardíaca congestiva grave devido à miocardiopatia dilatada pela síndrome de imunodeficiência adquirida. O tratamento para as manifestações clínicas foi instituído, com pouca resposta clínica. Com objetivo de melhorar o desempenho energético/metabólico dos cardiomiócitos, foi instituída terapia com L-carnitina. Observou-se significativa melhora clínica do paciente, em relação ao desempenho cardíaco, mesmo antes do início do tratamento com os fármacos antirretrovirais. COMENTÁRIOS: A L-carnitina é um composto que facilita o transporte dos ácidos graxos de cadeia longa para dentro da mitocôndria. Nesse caso, o uso da L-carnitina parece ser clinica e bioquimicamente justificado.

Keywords : L-carnitina; cardiomiopatia dilatada; síndrome de imunodeficiência adquirida; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese