SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Overweight and obesity in five- to ten-year-old children benefited from Bolsa Família Program in the State of Sergipe, BrazilPrevalence of abdominal obesity and associated factors in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

PETRIBU, Marina de Moraes V et al. Fatores associados ao sobrepeso e à obesidade em estudantes do ensino médio da rede pública estadual do município de Caruaru (PE). Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 536-545. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000400011.

OBJETIVO: Investigar a prevalência e os fatores associados ao sobrepeso e obesidade em estudantes do ensino médio da rede pública estadual do município de Caruaru (PE). MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra representativa. Foram avaliadas variáveis antropométricas (peso e estatura), sociodemográficas e econômicas (sexo, idade, estado civil, local de residência, renda familiar e série escolar) e relacionadas ao estilo de vida (atividade física, comportamento sedentário, consumo alimentar, nível de estresse, tabagismo, etilismo e qualidade de sono). Realizou-se regressão logística binária, adotando-se a ocorrência do sobrepeso e obesidade como desfechos. Para as análises inferenciais, considerou-se significante p<0,05. RESULTADOS: A amostra final foi composta de 600 estudantes (62,5% do sexo feminino), com idade média de 17,5±1,6 anos. A prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 19,0% (IC95% 15,9-22,4) e 5,5% (IC95% 3,8-7,7), respectivamente, sem diferença entre os sexos. A proporção de sobrepeso foi maior entre aqueles que relataram uma percepção negativa de estresse, os insuficientemente ativos e os que relataram consumir álcool. Verificou-se maior proporção de obesos entre os estudantes com percepção negativa do sono, os insuficientemente ativos, os que relataram assistir TV por mais de três horas por dia e com consumo de doces igual ou superior a quatro vezes por semana. CONCLUSÕES: Observou-se elevada prevalência de sobrepeso e obesidade associada a fatores de risco modificáveis, como inatividade física, consumo de álcool, percepção negativa de sono, tempo de TV superior a três horas por dia e consumo de doces igual ou superior a quatro vezes por semana.

Keywords : sobrepeso; obesidade; saúde do adolescente; fatores de risco; prevalência; nutrição do adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese