SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Desenvolvimento bucal e aleitamento materno em crianças com fissura labiopalatalSíndrome de Guillain-Barré em associação temporal com a vacina influenza A índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paulista de Pediatria

versão impressa ISSN 0103-0582

Resumo

SANTOS, Lucas Fadel M. dos et al. Relato de um caso de neutropenia congênita grave em um lactente jovem. Rev. paul. pediatr. [online]. 2011, vol.29, n.4, pp. 680-684. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822011000400032.

OBJETIVO: Relatar um caso de neutropenia congênita grave e alertar os pediatras sobre tal diagnóstico em pacientes jovens, com infecções recorrentes. DESCRIÇÃO DO CASO: Lactente jovem com 45 dias de vida, com história de febre alta, letargia, recusa alimentar e hemogramas repetidos com leucopenia importante à custa de polimorfonucleares. A hipótese diagnóstica foi confirmada pelo aspirado de medula óssea, que mostrou hipoplasia de série granulocítica e completa ausência de neutrófilos maduros. Foi introduzida antibioticoterapia de largo espectro e estimulador da formação de colônias de granulócitos. O paciente evoluiu para óbito em decorrência de complicações infecciosas após 21 dias de internação. COMENTÁRIOS: Trata-se de um lactente jovem, portador de uma rara desordem congênita que leva à intensa neutropenia, deixando-o vulnerável a infecções graves e potencialmente fatais. À internação, o paciente apresentava sinais e sintomas sugestivos de sepse, sendo introduzido antibioticoterapia de amplo espectro, necessária por se tratar de lactente jovem, neutropênico e febril. A hipótese diagnóstica se baseou na história clínica e nos leucogramas alterados, sendo posteriormente confirmada pelo aspirado de medula óssea. Foi introduzido o estimulador da formação de colônias de granulócitos, que geralmente é efetivo, porém, nesse caso, não houve sucesso e o paciente evoluiu para óbito devido à grave infecção.

Palavras-chave : neutropenia congênita; elastase de leucócito; fator estimulador de colônias de granulócitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português