SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Epidemiological study of cancer in adolescents at a referral centerPhysical inactivity in the leisure-time in young people from Feira de Santana, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

SILVA JUNIOR, Laércio M.; SANTOS, Angelita Pereira dos; SOUZA, Orivaldo Florencio de  and  FARIAS, Edson dos Santos. Prevalência de excesso de peso e fatores associados em adolescentes de escolas privadas de região urbana na Amazônia. Rev. paul. pediatr. [online]. 2012, vol.30, n.2, pp. 217-222. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012000200010.

OBJETIVO: Analisar a prevalência e fatores associados ao excesso de peso corporal em adolescentes do ensino médio. MÉTODOS: Estudo transversal com 741 adolescentes de escolas privadas de Rio Branco, Acre. O peso e a altura foram aferidos de forma prospectiva e o índice de massa corporal calculado, definindo-se excesso de peso de acordo com a curva de referência da Organização Mundial da Saúde de 2007. Coletaram-se informações quanto a sexo, idade, classe socioeconômica, escolaridade dos pais, número de moradores no domicílio, número de irmãos, atividade física, tempo gasto assistindo à televisão e tempo de uso de computador. Os fatores associados ao excesso de peso foram identificados mediante regressão múltipla de Poisson e utilizando-se o procedimento de eliminação retrógrada para a seleção das variáveis do modelo múltiplo. RESULTADOS: A prevalência de excesso de peso foi de 29,5%. O sexo masculino mostrou maior prevalência (33,2%) em comparação ao feminino (26,4%). Quanto à idade, a prevalência foi maior aos 14 anos (40%) em ambos os sexos. Na análise múltipla, ajustada pela idade e sexo, o uso de computador acima de duas horas diárias e o sedentarismo associaram-se ao excesso de peso. CONCLUSÕES: O excesso de peso apresenta-se como um sério problema de saúde pública em escolares do ensino médio de instituições particulares de Rio Branco, Acre. Sugere-se a promoção da atividade física e a redução no tempo de uso de computador para o declínio do excesso de peso.

Keywords : sobrepeso; obesidade; classe social; atividade motora; comportamento do adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese