SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Métodos de alimentación alternativa para recién-nacidos prematurosLinfoma tonsilar en niños con asimetría tonsilar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Paulista de Pediatria

versión impresa ISSN 0103-0582

Resumen

BOE, Cristiane et al. Doença celíaca e constipação: uma manifestação clínica atípica e pouco frequente. Rev. paul. pediatr. [online]. 2012, vol.30, n.2, pp. 283-287. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012000200020.

OBJETIVO: Relatar dois casos de doença celíaca (DC) com manifestação de constipação. DESCRIÇÃO DO CASO: Dois pacientes do sexo feminino, com 18 e 30 meses de idade, respectivamente, apresentando história de constipação crônica refratária ao tratamento. Como apresentavam concomitantemente baixo ganho ponderal e estatural, foi realizada investigação da função digestiva-absortiva, que resultou positiva para o anticorpo IgA antitransglutaminase tecidual. O diagnóstico de DC foi confirmado por biópsia de intestino delgado que revelou atrofia vilositária moderada/intensa e infiltrado linfocítico intraepitelial. Um mês após o início do tratamento com dieta isenta de glúten, ambas as pacientes passaram a apresentar fezes pastosas diariamente. COMENTÁRIOS: A DC pode se apresentar nas formas clássica, assintomática e atípica, em que manifestações isoladas como constipação podem retardar o diagnóstico.

Palabras llave : constipação intestinal; doença celíaca; criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués