SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Translation and cross-cultural adaptation of the Strongkids tool for screening of malnutrition risk in hospitalized childrenOverweight in adolescents: exploring potential risk factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

AZAMBUJA, Ana Paula de O. et al. Prevalência de sobrepeso/obesidade e nível econômico de escolares. Rev. paul. pediatr. [online]. 2013, vol.31, n.2, pp.166-171. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822013000200006.

OBJETIVO: Associar o estado nutricional com sexo, grupo etário e nível econômico de escolares do ensino fundamental por meio de um estudo transversal nas escolas municipais do município de Cruzeiro do Oeste, Paraná, Brasil. MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em 2010 com 939 alunos com idades entre seis e dez anos. Para tanto, realizou-se a classificação do nível econômico das famílias por meio do questionário de ranking econômico (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e foi calculado o índice de massa corpórea. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva, e a verificação de diferenças entre grupos independentes pelos testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, bem como possíveis associações foram verificadas pelo teste do qui-quadrado. Para todos os procedimentos adotou-se o nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: A prevalência de obesidade na amostra estudada foi de 8,0% e de sobrepeso, 16,4%. Não houve associação entre nível econômico e estado nutricional, assim como entre estado nutricional e sexo. CONCLUSÕES: A prevalência de sobrepeso e obesidade foi considerada alta, evidenciando que crianças de ambos os sexos são afetadas, independentemente de seus níveis econômicos e grupo etário.

Keywords : sobrepeso; obesidade; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License