SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Implications of high-heeled shoes on body posture of adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

BRUSCKY, Dayanne Mota V.; ROCHA, Luiz Alexandre R. da  and  COSTA, Aldo José F.. Recidiva de urticária crônica decorrente de reinfecção por Helicobacter pylori. Rev. paul. pediatr. [online]. 2013, vol.31, n.2, pp.272-275. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822013000200021.

OBJETIVO: Descrever, em uma adolescente do sexo feminino, o caso clínico de urticária crônica associado à infecção por Helicobacter pylori confirmado em dois momentos distintos, com melhora após a terapêutica antibacteriana. DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 13 anos, procurou atendimento médico com urticária crônica e dores epigástricas sem resposta ao tratamento medicamentoso. Os exames solicitados para investigação complementar apresentaram-se normais, exceto a endoscopia digestiva alta com biópsia, que evidenciou gastrite crônica ativa moderada associada ao Helicobacter pylori. Foi iniciado o tratamento adequado para a bactéria em questão e a paciente apresentou remissão dos sintomas. Nova endoscopia digestiva alta para controlar o tratamento após nove meses estava normal. Cinco anos depois, a paciente procurou novamente o ambulatório queixando-se de retorno do quadro de urticária e dores epigástricas. Ela se encontrava em uso de anti-histamínico, sem melhora. Foi novamente submetida a protocolo de exames para investigar urticária crônica, com resultados dentro da normalidade. Foi submetida à endoscopia digestiva alta, que apresentou teste da urease positivo. Iniciou-se então novo tratamento para Helicobacter pylori por sete dias, com desaparecimento da urticária crônica e das dores epigástricas. COMENTÁRIOS: O caso relatado sugere relação causal entre o diagnóstico positivo para o Helicobacter pylori e a ocorrência do quadro de urticária crônica, com instituição de terapêutica eficaz para tal bactéria e remissão dos sintomas. A urticária crônica é uma doença de etiopatogenia complexa e, apesar das controvérsias, as evidências do envolvimento do Helicobacter pylori com doenças extraintestinais vêm crescendo, entre elas a urticária crônica.

Keywords : urticária; Helicobacter pylori; adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License